quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que disse o apóstolo Paulo

O apóstolo Paulo não conviveu com o Cristo, mas passou de perseguidor dos cristãos à pregador da mensagem de Jesus, após uma visão no deserto. O Cristo já havia sido crucificado e numa de suas viagens para capturar cristãos, Jesus aparece para Paulo e este torna-se convertido. Ele foi um dos maiores divulgadores do cristianismo. 
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Cor 6)
Nas pregações, as vossas mulheres estejam caladas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem diante do templo. (1 Cor 14)
A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. ( 1 Timoteo 12)
A Bíblia é bastante clara nesses textos. Os religiosos preferem não citar determinadas passagens ou quando citam, em seguida pronunciam outras para não tocar num assunto muito delicado: A mulher não pode ensinar e deve ser submissa ao homem.  
Em seu texto, ele afirma que os efeminados e sodomitas não entrarão no reino dos céus. E logo em seguida, escreve que é vergonhoso ver uma mulher fazendo um discurso.
O que fazer? Retirar mulheres das escolas, da política, dos programas de tv e de todos os cargos de chefia? 
Aqueles que citam Paulo para condenar gays são as mesmas pessoas que oprimem as mulheres. Como as pessoas não conhecem a Bíblia, utilizam os textos de acordo com suas conveniências.  
Felizmente, religiosos estão em toda a parte, defendendo o direito das mulheres. 
Quanto ao gays, a grande chave para se rejeitar esse texto como referência à homossexualidade é a dificuldade em saber com certeza o significado das palavras aí traduzidas como “efeminados” e “sodomitas”. Tais palavras no original grego são, respectivamente: malakoi e arsenokoitai. Essas palavras também podem significar “devassos”, “prostitutos masculinos” e “pedófilos”, dentre vários outros, já foram utilizados para traduzir arsenokoitai. Malakos (plural malakoi) aparece em outros textos bíblicos e significa, literalmente, macio, suave ao toque, mole. Os dicionários teológicos associam malakos a pessoas em geral dadas aos prazeres da carne. Tal tradução é bem mais coerente pois todos os outros pecados citados ali se referem a pessoas em geral, tanto homens quanto mulheres.  Na época de Paulo, era comum a prática da exploração sexual, principalmente na relação senhor/escravo. Em Timóteo, Paulo menciona, juntamente com arsenokoitai, os traficantes de jovens escravos, o que reforça tal interpretação.  Essa era a visão judaica do comportamento sexual romano: a violência, o abuso e a prostituição. Paulo, por ser judeu, cultivava tais conceitos. É evidente que não se referem às relações homoafetivas e monogâmicas da atualidade. O que Paulo condena em tais textos é o sexo abusivo, cometido por solteiros (fornicação) fora do casamento (adultério) e o abuso e prostituição entre homens. 

2 comentários:

  1. Essa questão é muito polemica.
    Só quem vive isso pode explicar o que é ser homosexual.

    ResponderExcluir
  2. Paulo deturpador.mal chegoubnem apostolobele era..eram 11.

    ResponderExcluir