quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 Mandamentos

O que são os Dez Mandamentos?
Ser gay é incompatível com algum desses ensinamentos?
Decálogo ou Dez Mandamentos, segundo os textos sagrados, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei). Podem ser encontrados na Torá dos judeus e na Bíblia dos cristãos. São tidos como a base da vivência religiosa.
Afinal, quais são esses mandamentos?
Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma e não te encurvarás diante delas, nem as servirás; Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é do Senhor teu Deus; Honra a teu pai e a tua mãe; Não matarás; Não adulterarás; Não furtarás; Não dirás falso testemunho contra o teu proximo; Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
No contexto atual, qual o espaço legítimo para esses mandamentos? A quem estão destinados? Quem os deve cumprir? Por que segui-los? Por que não segui-los? Você pode incorporar a vivência de todos os mandamentos aos seus hábitos diários?
Sua compreensão desses mandamentos vai variar bastante de acordo com a sua formação religiosa, os valores da sua família, a forma como você se relaciona com o seu lado espíritual, a sua idéia de Deus. Ou seja, você pode agir motivado pelo medo ou pela vontade de acertar. Você pode fazer escolhas buscando atingir estados de paz, de consciência tranquila, ou reprimir seus desejos ao invés de buscar compreendê-los.
Ensinamentos religiosos podem estar de acordo com a lei civil, como por exemplo “Não matarás”. Outros tem valor individual ou apenas dentro da comunidade religiosa, como por exemplo “Não desejarás a casa do teu próximo”.
Invejar ou não os bens do próximo? Essa é uma escolha pessoal. Na nossa sociedade, as revistas de celebridades incentivam essa prática. Você não será preso e ninguém tem o direito de recriminar você por isso. É importante que a sociedade saiba discernir questões de ordem moral e outras de ordem legal, respeitando os direitos de cada cidadão.
Para muitas pessoas, os 10 mandamentos bastam. Não precisam de mais nenhuma outra orientação religiosa. Eles já seriam suficentes.
Parece ser totalmente possível viver sua sexualidade plena e possuir os valores morais básicos para o convívio em sociedade. Amar, conviver, namorar, compartilhar... Acreditar em Deus... Um casal gay pode usufruir de todas as dádivas de um relacionamento a dois com fé em Deus, agraciados pela dádiva de compreender a força e a dimensão da vivência dos 10 mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário